Grupos criam rodas de conversa para mulheres sáficas
Encontros oferecem espaços seguros para mulheres lésbicas e bissexuais, onde trocam experiências e desenvolvem atividades em conjunto
No final de 2024, uma amiga lhe fez um convite: que tal se ela participasse de uma reunião do Vozes Sáficas? O projeto, criado pela coordenação nacional de mulheres lésbicas da Aliança Nacional LGBTI+ e pelo Grupo Dignidade, reúne mulheres que se sentem atraídas por mulheres, para que possam ter momentos de troca de vivências.
A ideia é que seja um ambiente seguro e que permita a construção de uma rede de apoio, para aquelas que se mudaram de cidade ou que ainda não tenham vínculos muito bem construídos com mulheres da comunidade.
Naína se interessou e resolveu comparecer. Desde então, passou a frequentar as reuniões mensais.
Hoje, há iniciativas como essa espalhadas pelo país. Sua importância ganha relevo quando considerada a dimensão da saúde mental: a prevalência de transtornos de ansiedade é maior entre mulheres lésbicas e bissexuais. Isso ocorre, muitas vezes, por conta de fatores sociais, como a violência de gênero. Não ter espaços em que se sintam confortáveis para se expressar é um obstáculo para a construção de uma rede de apoio.
Na Brasil de Direitos, você confere detalhes dessa história.
Boa leitura!
[LEIA NA BD]
Escola leva pioneiras do movimento trans para o Carnaval na Sapucaí
Pessoa trans, refugiada e em conflito com a lei: como violências se somam na vida de migrantes
Acompanhe a [BD] no Whatsapp
No canal da Brasil de Direitos, você recebe as principais histórias publicadas no site. Inscreva-se!